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3 sintomas que já é (ou passou) a hora de investir em marketing digital

Você já buscou alguma empresa ou serviço na internet quando precisou? E já pensou que seus clientes fazem o mesmo? E aí, eles te encontram? E O QUE eles encontram sobre você?

Se não ficou satisfeito com a resposta a alguma dessas perguntas vem ler este texto e conferir 3 indicativos que já é (ou passou) a hora de investir em marketing digital.

Pergunto mais, quantas vezes você pesquisa e procura indicações de alguma empresa na internet, seja buscando no Google ou nas mídias sociais? Já teve alguma sobre a qual procurou e não encontrou?

O novo hábito digital

A popularização da internet foi um marco, mas a inclusão digital da internet móvel com a chegada dos smartphones em um país que há estatísticas de mais de 1 celular por pessoa, levou a conexão a um patamar estrondoso.

Isso impacta grande e diretamente na forma como as empresas se relacionam com seus clientes (neste caso, seguidores, que podem nem ser clientes ainda!).

Na minha opinião a principal reflexão a se fazer hoje não é “se vou investir em marketing digital ou não” mas “como vou investir da melhor maneira em marketing digital”.

Mas eu só tenho loja física, preciso investir em marketing digital?

O marketing digital hoje é uma necessidade no meu ponto de vista.
Só para se ter uma ideia, um levantamento feito pelo SPC Brasil mostra que 47% dos consumidores com acesso à internet fazem pesquisas online antes de comprar em loja física.

Será que já é hora de investir em marketing digital?

Há principalmente 3 pontos chave que posso destacar aqui:

1. Seus concorrentes já estão na internet?

Se os seus concorrentes já estão trabalhando a presença online da marca deles e você ainda não, é sinal que em uma busca sobre o mesmo serviço ele será encontrado e você não. Simples assim. E quem o cliente vai procurar?
Caso você já esteja na internet mas note que seus concorrentes tem uma imagem e presença melhores que a sua, está na hora de investir e profissionalizar ou de rever a estratégia.

2. Credibilidade

A internet é um excelente meio para você mostrar a que veio! Dentro da sua estratégia digital você pode mostrar através de textos, imagens, publicações, vídeos ou o que mais tiver em mente todo o seu conhecimento e o quanto domina o seu negócio.
A flexibilidade e abrangência são extremamente amplas, o que torna o processo muito mais rápido e efetivo.

3. Maior capacidade de mensuração

Eu não dispenso e não indico deixar de usar os impressos e materiais antes considerados tradicionais, pois eles são sim muito importantes para compor o branding e a identidade visual da empresa.

Mas vamos considerar que o digital nos permite uma mensuração que nenhum outro material ou publicidade até hoje não permitia. E em tempo real.

É praticamente automático sabermos se uma ação deu certo ou não, se precisa fazer algum ajuste ou se precisa rever a estratégia.
Profissionalize seu marketing

Por isso, mais uma vez, a importância de ter um bom profissional por trás do seu investimento em marketing digital: para planejar e executar as estratégias que trarão melhores resultados ao seu negócio.

E aqui vamos além do marketing digital… já pensou em contar com um departamento de marketing terceirizado?
Sim, é possível! Diria até que bem indicado. Dê uma olhada sobre esse tema no texto da minha parceira Alana M. Fioravante: Ainda na dúvida sobre terceirizar o seu departamento de Marketing?

Espero ter ajudado com essas dicas. Caso tenha algum assunto ou dúvida que gostaria de ver respondida aqui no blog, deixe aqui nos comentários!

About the author

Apaixonada e atuante na área de comunicação e marketing há 20 anos em empresas de diversos portes e segmentos, hoje me dedico a melhorar os resultados de marketing de empreendedores e empresários. Sócia fundadora da Agência Ad.6 e Owner na Byte Comunicação

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